Personagens: Quem são? De onde vêm? Para onde vão?

21:10


Personagens interessantes e complexos são fatores determinantes para o sucesso de uma história. Durante a narrativa, os leitores estarão acompanhando a jornada de personagens através de desafios, de perdas e de superações. E essas personagens apresentarão reações diferentes a cada novo desafio, eles chorarão, eles formarão vínculos, eles serão defrontados com situações que o obrigarão a fazer algo impensável, algo que destruirá suas verdades sobre quem são. Os leitores apenas permanecerão acompanhando a história dessas personagens se sentirem algum afeto e empatia por elas. 

O motivo que atrai tantos fãs ao mundo mágico de Harry Potter (além da magia, claro!) é a amizade entre três pessoas que parecem incompatíveis: Harry Potter, um garoto assombrado por seu passado; Hermione Granger, apaixonada por livros, teimosa e inteligente; e Rony Weasley, leal, engraçado, desleixado. A personalidade de cada uma dessas personagens nos fascina, e mais do que isso, a interação que ocorre entre elas faz surgir diferentes situações divertidas e/ou perigosas que nos move a acompanhar a história de como essas três pessoas irão crescer ao longo dos 7 livros e superar desafios juntas. Nós, como leitores, iremos dividir alegrias, descobrir medos, chorar perdas junto a essas personagens.

É isso o que você quer que aconteça quando alguém leia a sua história: sinta empatia por suas personagens. 

PERSONAGENS COMO PARTE DA ESTRUTURA NARRATIVA

Alguns autores costumam dissociar a criação das personagens da estrutura narrativa, como se ambos os fatores fossem opostos excludentes. Esses fatores, contudo, aproximam-se e acabam por definirem-se mutualmente. A criação de uma personagem pode determinar os conflitos da história, sobretudo a do seu protagonista e antagonista.

Quando digo isso, quero dizer que, como autor/a, você tem a decisão de escolher trabalhar com um tema específico. A protagonista da história enfrentará desafios relacionados ao tema central. Por exemplo, você pode escolher trabalhar com a temática "segurança x liberdade". Nesse caso, o próprio passado da protagonista pode trazer questões relacionadas a esse tema, como a necessidade de a personagem fugir de situações que a controlem ou o medo dela fazer suas próprias escolhas. 

Por isso, enquanto estiver no processo de construir as suas personagens, é importante estar atento/a para o fato de que o passado e a personalidade delas irão despertar questões que poderão ser desenvolvidas na sua narrativa. Isso facilita, inclusive, no processo de estabelecer sobre o que é a história e definir os pontos chaves da história, as quais gerarão conflito e mudança para as personagens.

CONHECENDO A PERSONAGEM

Ao criar personagens, é importante considerar que elas não existem sozinhas no espaço. Elas vieram de algum lugar, elas constituíram relacionamentos, aprenderam a se comportar e a demonstrar sentimentos de acordo com as contingências dos ambientes em que cresceram. Outro aspecto importante é que elas não vivem apenas em função da história que você quer contar. Personagens que são carregadas pela história tendem a ser monótomas, simples e óbvias. Como sentir empatia por alguém que está sempre de boa com toda adversidade que surge em seu caminho? Isso parece falso.

Leitores querem ver personagens sofrendo por terem que agir contra aos ideais que defendem, personagens lutando para escaparem do destino que foi feito para eles! 

Considere que cada personagem
  • Quer algo
  • Tem algo a perder
  • Teme algo
Essas características estão relacionadas ao passado (backstory) das personagens. Se você quer conhecer quem realmente são as suas personagens, você precisa entender de onde elas vieram. Claro que não precisamos ir tão fundo na história individual de cada personagem. Quanto mais significante for uma personagem para a história, mais detalhes precisamos saber sobre elas. Por isso, fique pronto/a para mergulhar para dentro de suas personagens principais.

Ao compreender de onde sua personagem veio, as dificuldades que ela passou até o exato momento em que a sua história começa, você entenderá melhor as suas motivações e a jornada que ela atravessará até se transformar em alguém melhor (ou não).

É durante o processo de conhecer o passado das suas personagens, que você irá encontrar o que as assombra, qual verdade sobre elas é terrível demais, que características negativas elas escondem. A partir disso, você poderá trabalhar para criar situações na narrativa em que essas personagens precisem confrontar uma verdade impensável sobre si mesmas.

OS TRÊS ARCOS BÁSICOS

O objetivo nesse texto é fazer você entender que: a personagem começa num ponto A e vai em direção a um ponto B, e entre esses pontos há uma série de conflitos determinantes para transformar o seus ideais, a sua personalidade, o seu modo de agir, entre outras características suas que ela tinha certa como imutáveis. 

Para isso, existem vários arcos para o desenvolvimento de personagens. Irei apresentar os principais arcos, dos quais outros derivam.

O Arco de Mudança

Certamente, o mais comum da lista. A personagem começará a história numa posição em que se julga sem valor ou insignificante, carregando algum fardo do passado que determina suas ações no presente. A história irá se desenvolver em direção à superação dos demônios do passado (provavelmente, vencerá seu vilão também) e para a transformação nos ideais da personagem. Geralmente, envolve uma mudança positiva.

O Arco Plano

Algumas histórias, sobretudo as que usam a visão tradicional de super-heróis, trazem personagens que já são completas. Elas não precisam trabalhar nenhuma questão sobre si mesmas. A função da história não é revelar um outro lado da personagem, fazê-la questionar-se sobre seus pensamentos e comportamentos. Elas simplesmente são. Por isso, chama-se esse arco de "plano", ele não se dirige à mudança. Geralmente, personagens que seguem esses arcos provocam mudança no mundo da história e, por consequência, afetam outras personagens. 

O Arco Negativo

Meu arco favorito! Arco de desenvolvimento negativo de personagens irão promover situações em que a personagem é defrontada com conflitos que as obrigam a agir contra os seus ideais e valores. E esses conflitos tornam-se cada vez mais intensos e insuportáveis de ligar, que a personagem passa por um processo de mudança em que, ao invés de superar seus medos e se tornar uma pessoa melhor, ela irá terminar a história num lugar pior do que começou.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram