Mais uma vez, NaNoWriMo: escreva seu livro em um mês!
22:15
Como é de praxe, mais uma edição do NaNoWriMo se aproxima, e eu estou dividida entre o ânimo para participar e o medo do fracasso.
Mas, primeiro as coisas primeiras.
Se você é novo nesse mundo esquisito de escritores e ainda não escutou falar sobre o NaNoWriMo, eu te explico. Senta aí e se prepara para roer as unhas e rir de nervoso.
NaNoWriMo é uma sigla que significa National Novel Writing Month. Em outras palavras, quer dizer mês nacional dedicado à escrita de histórias. Nacional porque se refere aos Estados Unidos, já que o evento começou por lá; mas hoje o NaNoWrimo se transformou em um evento de escala global, mobilizando milhares de pessoas para se dedicarem a uma árdua tarefa: escrever 50.000 palavras em um mês. Não, você não leu errado! O desafio proposto é escrever cerca de 1.666 palavras por dia, durante os trinta dias de Novembro.
Parece uma loucura, eu sei. Já tentei participar do evento em dois anos diferentes e não obtive sucesso em nenhum deles. Apesar de frustrante, considero que o maior objetivo e aprendizado pós-NaNoWriMo é criar uma rotina de escrita. Ao aceitar o desafio de 1.666 palavras por dia, eu tive que estabelecer horários de escrita durante a rotina louca de estudos e de trabalho e, sobretudo, tive que aprender a controlar a minha vontade de procrastinar por horas na internet. Eu tinha um objetivo e precisava me focar nele. O processo de escrita não foi fácil, e não foram poucos os dias em que quis sentar e chorar em frente ao papel em branco. Muitos foram os dias, também, em que tentei me convencer com péssimas desculpas, como "amanhã eu posso recompensar o dia atrasado escrevendo o dobro de palavras". Claro que isso nunca acontecia!
Com esses meus fracassos em mente, decidi começar a minha preparação para o NaNoWriMo de uma forma diferente neste ano. Ao invés de me isolar na minha bolha de pseudo-criatividade e planejar incessantemente minha história futura, resolvi compartilhar sobre esse projeto tortuoso com vocês. E compartilhar também as minhas frustrações e receios, minhas dificuldades e minhas conquistas, com a esperança de ajudar alguém a enfrentar esse desafio.
O que é NaNoWriMo? Como participar? Ganha alguma coisa?
NaNoWriMo é um evento global que ocorre todos os anos, durante o mês de novembro, com a proposta de incentivar pessoas a escreverem. Para isso, é posto um desafio aos seus participantes: escrever cinquenta mil palavras!
Antes de se preocupar com críticas e problemas de escrita, saiba que o NaNoWriMo garante que ninguém vai ler o que você escrever! Isso ocorre porque a plataforma do evento não é um espaço para compartilhar textos, como no caso do Wattpad, nem para escrever propriamente. Pelo contrário, no site oficial do evento, você irá apenas catalogar a quantidade de palavras escritas por dia. Ou seja, você está livre para usar o seu editor de texto preferido para escrever suas histórias. No final do dia, você apenas registra o número total de palavras no site. A partir desse valor, ele irá construir várias estatísticas e gráficos que mostram o seu progresso e o comparam com o de outras e outros escritores (da sua região e do mundo todo). Você poderá atualizar o número de palavras quantas vezes quiser durante o dia. Então, não precisa ficar desesperado para escrever tudo de uma sentada só!
Para participar do desafio basta se cadastra no site. O NaNoWriMo começa oficialmente dia 1 de novembro. A partir desse dia, você já pode começar a sua maratona de escrita e cadastrar seu progresso.
Você também precisará cadastrar uma história no site. Você pode colocar capa e sinopse, e torná-los público para quem visitar seu perfil no site.
A interfase em que você irá acompanhar o seu status de escrita é como apresenta na figura acima. À medida em que for adicionando informações, o gráfico irá tomar forma.
Quando você finalmente conseguir escrever as cinquenta mil palavras você ganha satisfação e gratidão! Brincadeira, é disponibilizado um certificado de que você concluiu o desafio, prêmios e descontos para produtos do site. Além da alegria de ter 50.000 palavras de uma história!
Tá, tudo isso parece hipoteticamente divertido, mas...
Por que participar?
O NaNoWriMo definitivamente não é um desafio para qualquer um. Não basta só gostar de escrever, são necessárias dedicação e motivação para persistir em seu objetivo durante todo o mês, em meio aos diversos contrapontos da vida. Provas, baladas, crushes, almejadas férias, trabalho... É difícil encontrar um tempo para a escrita em meio ao cotidiano corrido, eu sei. E participar desse desafio pode parecer impossível. Porém, eu aconselho a ver além da meta estabelecida por ele. Ao invés de só encarar e se preocupar com as 50.000 fuck palavras, você pode direcionar seu trabalho para estabelecer e seguir uma rotina de escrita. Aprender em que horários e em que ambientes você se sente mais disposta e confortável para escrever. Aprender fechar a janela do youtube e deixar aquele episódio de série para depois. Aprender que tipo de música te ajuda a escrever. Aprender como funciona o seu processo criativo!
Com 1.666 palavras por dia, você terá que aprender como desligar o seu senso crítico e como escrever por diversão, mesmo que sinta como se estivesse vomitando palavras aleatórios na página. Esse é o momento para libertar a sua criatividade! Problemas de estrutura narrativa vão surgir durante esse processo, aviso logo. Ao invés de passar dias pensando como solucioná-los, preocupe-se com isso depois. Vá escrever outras cenas, mesmo que elas nada tenham em comum, aparentemente, com os últimos trechos escritos. Ao final do mês de Novembro, você pode ter um projeto Frankenstein. Mas se lembre que isso é melhor do que páginas em branco e um sonho vago de terminar uma história! Além disso, você também pode usar os meses seguintes para reconstruir e editar a sua história.
Eu também sou uma defensora de que você pode criar as suas próprias metas. Se 50.000 palavras, de fato, for inalcançáveis para você, por motivos diversos, não tenha medo de estabelecer a sua própria meta. Se quiser, use o portal do NaNoWriMo para registrá-la. Isso pode evitar frustrações. Contudo, é importante sair da sua zona de conforto. Se já está acostumado a escrever certo número de palavras por dia, que tal se desafiar a produzir mais?
Os desafios serão diversos ao longo do caminho, mas se lembre que você pode contar com redes de ajuda com milhares de escritores tão frustrados, inspirados, desesperado e motivados quanto você! Espero encontrá-los durante esse desafio! Caso queiram acompanhar meu progresso: acessem meu tumblr ou meu perfil no site do NaNoWriMo.
0 comentários