Linhas de Ley

10:07

Linhas de Ley (Ley Lines, em inlgês) são, supostamente, alinhamentos entre localidades geográficas e históricas, tais como monumentos megalíticos, colinas, montanhas, igrejas, cumes etc. Apesar de ser conhecidas por causa do seu caráter místico, elas já tiveram outra conotação.
O interesse nessas linhas surgiu após a publicação de Early British TrackwaysThe Old Straight Track, em 1921,por Alfred Watkins, um arqueólogo amador. Ao traçar várias retas num mapa de  Blackwardine, Inglaterra, que ligavam pontos de características antigas (pedras de pé, encruzilhadas, igrejas etc), convenceu-se de que havia descoberto rotas comerciais dos povos que habitavam o lugar. Acreditava que esses povos criavam rotas tomando como ponto de referência características proeminente da paisagem.
Com a publicação de The View Over Atlantis, em 1969, por John Michell, este reviveu o termo de Linhas de Ley, dando um novo significado a elas. Ele as associou com linhas de forças místicas e espirituais sobre alinhamentos e formas do relevo, a partir do conceito de feng shui.  
Apesar de não existir credibilidade científica em nenhuma das duas teorias, o termo acabou sendo reutilizado por grupos místicos, que a moldou para se tornar compatível com suas crenças. Atualmente, acredita-se que as Linhas de Ley existem em todo o globo terrestre, como veias, interligando localidades diversas e tornando possível a amplificação da magia por onde passam. Acredita-se, também, que os druidas construíam círculos de pedras no ponto em que duas linhas importantes se cruzavam, pois, neste lugar, a energia seria mais forte.
Alguns dos antigos monumentos, tais como as pirâmides e os círculos de pedras, foram construídos, supostamente, usando técnicas de estudo astronômico de forma que a localização do monumento era compatível com o ponto sobre a Terra onde a visualização dos astros era ideal. Consequentemente, também se acredita que as Linhas de Ley estão alinhadas seguindo padrões astronômicos.
Além disso, outras correntes de pensamento preferem acreditar que as Linhas de Ley eram - e ainda são - “os caminhos dos mortos”, ou seja, trilhas de energia em que os espíritos vagavam. 
Há ainda teorias que indicam que elas alteram o campo magnético terrestre ao interagirem com os astros, sobretudo com o Sol; o que explicaria a mudança de suas posições e as suas oscilações através dos anos.
Estariam as Linhas de Ley relacionadas às Linhas de Nazca
Como encontrar tais linhas? Seguindo a teoria de que elas alteram o campo magnético da Terra, elas podem ser encontradas com o auxílio de instrumentos de percepção de linhas magnéticas. Assim, quando o campo sofresse uma oscilação, seria indício de que ali existiria uma Linha de Ley.
Referência na cultura pop e na Literatura
  • Citadas na saga A Saga dos Corvos (The Raven Circle, em inglês), de Maggie Stiefvater. As Linhas de Ley proporcionam o surgimento de eventos fantásticos, amplificam o poder e criam a sobreposições de realidades, fazendo com que existam pontos em que o futuro, o presente e o passado coexistem.
  • Nos livros dos Diários do Vampiro (The Vampire Diaries), de L. J. Smith, grande número dessas linhas convergem para o cemitério e para a Igreja de Old Wood of Fell. Isso permite que forças sobrenaturais se tornem mais fortes.
  • No filme do Naruto Shippunden: A Torre Perdida, há um ponto de chakra debaixo da cidade de Rouran que é relacionada a Linhas de Ley na tradução em inglês.
  • No livro Cidade do Fogo Celestial (em inglês: City of Heavenly Fire), da Cassandra Clare, é através das Linhas de Ley que Sebastian consegue se mover entre localidades e entre dimensões distintas sem ser rastreado pelos shadowhunters.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Hey!

    Nossa, eu já tinha encontrado o termo em Diários do Vampiro, mas pra ser sincera eu nem sabia o que eram. Achei interessantíssima toda essa mitologia que cercam as linhas, e acho bem possível que ambas as teorias citadas lá no começo sejam possíveis.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram