Iced (Fever #6) - Karen Marie Moning
12:14Sem título em português
Tradução livre (goodreads): Dani “Mega” O’Malley joga de acordo com as suas próprias regras — e, em um mundo invadido por Dark Faes, sua maior regra é: Faça o que for necessário para sobreviver. Possuindo raros talentos e a poderosa Espada da Luz, Dani está mais que equipada para a tarefa. Na verdade, ela é um dos raros humanos que que podem se defender dos Unseelies. Mas agora, em meio ao pandemônio, seus maiores dons se transformaram em sérias obrigações.
A ex-melhor amiga de Dani, Mackayla Lane, a quer morta, os terríveis príncipes Unseelie colocaram um preço sobre a sua cabeça, e o inspetor Jayne, o chefe da força policial, está atrás da espada dela e fará o que for necessário para possuí-la. Além disso, pessoas estão misteriosamente congeladas à morte em toda parte da cidade, encerradas no ponto sub-zero.
Quando a casa noturna mais sedutora de Dublin fica coberta de gelo, Dani encontra a si mesma à mercê de Ryodan, o cruel proprietário imortal do clube. Ele precisa do raciocínio rápido dela e das suas excepcionais habilidades para descobrir o que está congelando Faes e humanos - e Ryodan fará de tudo para garantir isso.
A ex-melhor amiga de Dani, Mackayla Lane, a quer morta, os terríveis príncipes Unseelie colocaram um preço sobre a sua cabeça, e o inspetor Jayne, o chefe da força policial, está atrás da espada dela e fará o que for necessário para possuí-la. Além disso, pessoas estão misteriosamente congeladas à morte em toda parte da cidade, encerradas no ponto sub-zero.
Quando a casa noturna mais sedutora de Dublin fica coberta de gelo, Dani encontra a si mesma à mercê de Ryodan, o cruel proprietário imortal do clube. Ele precisa do raciocínio rápido dela e das suas excepcionais habilidades para descobrir o que está congelando Faes e humanos - e Ryodan fará de tudo para garantir isso.
Esquivando-se de balas, presas e punhos, Dani deve fazer traiçoeiras barganhas e desesperadas alianças para salvar a sua amada Dublin — antes que tudo e que todos nela fiquem congelados.
Um comentário que precisa ser feito: Este não é, exatamente, um spin off da série Fever.
Li este livro antes de Shadowfever, o quinto e, supostamente, último livro da série Fever que narra a história de MacKayla Lane. Toda iludida pensando se tratar de um spin off, fui sem medo, esperando encontrar uma história sobre o passado da Dani e sobre a origem de seus dons e da sua espada mágica. Contudo, o que encontrei foi uma continuação da série repleta de spoilers do quinto livro. Espero que ninguém tenha que passar por esta desagradável experiência.
Apesar desse infortúnio, gostei muito da história, ela é cheia de ação e de situações engraçadas proporcionadas pela Dani e por sua péssima atitude de menina de quatorze anos que se acha mais poderosa que o resto do mundo, ou quase.
Como Iced é narrado pela Dani, finalmente pude conhecê-la e descobrir que, por baixo da sua arrogância, há uma garota que sofreu constante negligência e mal-tratos durante a infância. Isso afetou o seu psicológico, de forma que ela tenta ser fria para fingir que não precisa de ninguém. Há uma cena muito interessante, em que ficou implícito que ela desenvolveu uma segunda personalidade com traços de psicopatia. Se ela de fato possui um transtorno mental ou não, isso só será revelado nos próximos livros.
Por causa de um trato que fez com Ryodan, o melhor amigo de Barrons e dono de várias casas noturnas que aceitam a livre circulação de Faes e de humanos, ela é obrigada a trabalhar com ele para descobrir o que está congelando vários pontos de Dublin. A partir dessa interação, conhece-se o submundo da cidade e um pouco mais dos Nove (os homens de Barrons). Dani jamais é capaz de confiar completamente em Ryodan, pois ele sempre se mostra como um homem cruel, frio e distante, porém é inevitável não criar certa admiração por seus poderes, por sua sagacidade e pelo império que construiu.
Existem muitas resenhas que falam negativamente da relação dela com o Ryodan, por causa dos comentários sexuais que ocorrem por ambas as partes e cenas que sugerem que ele sente atração sexual por ela, que só tem quatorze anos. Eu tenho que concordar que existiram momentos em que isso foi inapropriado por parte dele, mas não por parte da Dani. Defendo a personagem, pois ela é uma adolescente e, por isso, é inerente a essa fase pensar em sexo e falar sobre isso.
“You’ll never be just anything. A tsunami can never be ‘just’ a wave.
(...) I like that about you. Waves are banal. Tsunamis reshape the Earth. Under the right circumstances, even entire civilizations.”
Além da narração da Dani, o livro também conta com dois outros pontos de vista - o da Katarina e o do Christian MacKeltar.
Katarina é a nova líder das Sidhe Seer. Assim como a Dani e a Mac, ela possui habilidades únicas - é capaz de sentir e de compreender as emoções de outras pessoas. Ela é responsável por controlar e articular o seu grupo num mundo caótico invadido pelos Faes e por assegurar que o maior vilão de todos não escape da sua prisão de gelo. Porém, ele invade os seus sonhos e a atormenta com seus beijos e com suas carícias, de forma a enlouquecê-la e a fazê-la desejá-lo. Ela tenta esconder seu segredo, sua dor, por isso se torna cada vez mais solitária e confusa.
Christian MacKeltar era descendente de druidas, porém, agora, ele está se transformando em uma criatura poderosa e movida por seus instintos. Além de tentar lutar contra a loucura que tenta dominá-lo, ele ainda precisa resistir aos seus novos impulsos para se impedir de machucar a Dani.
Aqui entra o ponto mais perturbador do livro: Christian sente, explicitamente, desejo sexual pela Dani. Ele deve ter, sei lá, uns vinte e sete anos, enquanto ela só tem quatorze anos! E ele não consegue parar de pensar em como queria possuí-la ou em como a ama mais do que todos... Muito perturbador! Mas isso condiz com a construção do personagem, pois ele está se transformando num monstro, o que me faz acreditar que ele será um dos vilões nos próximos livros.
"You must not rue it, Kat. The sun does not rue that it rises."
Um personagem que merece menção honrosa é o Dancer (
Iced é o sexto livro da série Fever. Atualmente, há seis livros lançados nos EUA. No Brasil, apenas dois livros foram lançados, Febre Negra e Febre de Sangue.
2 comentários
A verdade é que algo no livro não me interessou, mesmo ele sendo de um gênero que eu gosto. Não leria.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirBom li a resenha, mas não entendi muita coisa... talvez por se tratar de continuação... eu gostei muito da capa... e parece ser um livro instigante... Não me interessei muito, mas se você gostou do que ele propôs mesmo com tantos spoiler... é o que vale... Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/