Top 10 Terça-Feira #3

11:29


Oi!
Hoje é terça-feira, o que significa que é dia de mais uma tag Top 10 do site The Broke and the Bookish. O tema de hoje é Autores que li só um livro, mas preciso ler mais.


1. Milan Kundera
Ele é o autor do famoso livro A Insustentável Leveza do Ser, porém este não foi o que li dele. Eu li A Arte do Romance, em que o Kundera reuniu alguns textos, entrevistas e ensaios seus, com o objetivo de falar sobre o ofício do romancista. Inevitavelmente, ele cita vários de seus livros e explica algumas cenas, o que só me fez ficar com mais vontade de sair comprando tudo o que ele já escreveu.

Outro livros do autor que preciso ler: A Brincadeira; A Insustentável Leveza do ser; Risíveis Amores; O Livro do Riso e do Esquecimento;



2. Ray Bradbury
Nesse ano, criei um projeto pessoal, o qual chamei de Projeto Distopia. Fiz uma lista com vários livros do gênero que quero ler, porque este é o meu preferido. Então, li Fahrenheit 451, e foi amor à primeira frase.

Outros livros do autor que preciso ler: As Crônicas Marcianas; A Cidade Inteira Dorme.

3. Aldous Huxley
Por causa do Projeto Distopia, também li Admirável Mundo Novo, que se tornou um dos meus livros preferidos. Independente disso, o livro é genial! Ele faz mais do que uma crítica à uma sociedade em que os valores foram completamente invertidos, ele faz uma crítica ao indivíduo (a insegurança sobre si mesmo, a necessidade de pertencer ao grupo, a falsidade, a intolerância etc).

Outros livros do autor que preciso ler: A Ilha; Contraponto; Demônios da Loucura.


4. Hilda Hilst
A Hilda, com certeza, é um dos poucos escritores dos quais quero ler tudo que já tenha escrita, mesmo as listas de supermercado. Eu li Poemas malditos, gozosos e devotos. Adorei a poesia dela, que, além de linda, é reflexiva. No livro, ela se usa da necessidade do prazer para explicar a existência humana.

Outros livros da autora que preciso ler: Contos d'Escárnio/Textos Grotescos; A Obscena Senhora D; Da Morte. Odes Minímas; Estar sendo. Ter sido; O Caderno Rosa de Lori Lamby.


5. Raduan Nassar
Dele, li Lavoura Arcaica, que se transformou num dos meus livros preferidos e, sem dúvidas, está no Top 3 dos melhores livros que li em 2014. Eu quero muito ler outros escritos do Raduan Nassar, mas, infelizmente, ele só escreveu dois romances. Já li, então só falta Um Copo de Cólera e a reunião de contos dele.

6. Jon McGregor
Ganhei o livro Se Ninguém Falar de Coisas Interessantes da minha amiga, e, sério, esse livro é uma descrição romanceada do meu âmago. Eu amei! A história é bem simples, o livro conta o cotidiano de várias pessoas que moram numa mesma rua. Porém, o autor tem um estilo único, ele enlaça cenas do passado com as do presente e mistura a voz do narrador com a da protagonista. A escrita dele é sútil, bela e emotiva. Estou muito ansiosa para ler outros livros dele. Infelizmente, apenas um, o que li, foi lançado no Brasil.

Outros livros do autor que preciso ler: So Many Ways to Begin; Even the Dogs.

7. Laini Taylor
Ela é a escrita da maravilhosa trilogia de Feita de Fumaça e Osso. Nesse ano, resolvi dar uma segunda chance ao livro, e não me arrependi. A escrita da Laini Taylor é muito linda e poética. Sem falar que adorei o mundo que ela construiu misturando características de diferentes mitologias e do risco que correu escrevendo sobre personagens incomuns.

Outros livros da autora que preciso ler: Dreams of Gods and Monsters; Lips Touch; Fadas de Dreamdark.

8. Arthur Conan Doyle
Conan Doyle é o escritor dos livros sobre o detetive mais famoso do mundo. Li Um Estudo em Vermelho e... Nossa! É simplesmente genial! Em certa parte, o escritor quebra a narrativa e começa outra história, anos no passado, num lugar muito distante, com personagens que parecem não ter nada a ver com o resto da história. E eu você fica pensando "Que loucura é essa?". Mas, calma, Sherlock explicará tudo de forma magistral!

Outros livros do autor que preciso ler: O Cão dos Baskervilles; O Signo dos Quatro; Um Escândalo na Boemia e Outras Aventuras de Sherlock Holmes.


9. Fiódor Dostoievski
Ano passado (ou retrasado), li Noites Brancas, um dos meus romances preferidos, pelo simples motivo de que ele não tem um final feliz (ao menos não para uma das personagens...). Desde então, comecei a prestar mais atenção à Literatura Russa, sobretudo ao Dostoievski. Li bastante sobre as suas obras, só falta, agora, lê-las de fato. O que me chama mais atenção nas suas obras é a forma como trabalha o psicológico humano.

Outros livros do autor que preciso ler: Crime e Castigo; Memórias do SubsoloNiétotchka Niezvânova; Os Demônios.


10. William Shakespeare
Preciso explicar o motivo pelo qual quero mais de Shakespeare? Acho que dispensa explicações.
Por enquanto, só li Otelo. Porém, planejo ler Hamlet, As you like it e Macabeth antes do final do ano.

+Leia:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Oi Isa, tudo bem?

    Ainda não li nenhum desses autores... Creio que são leituras mais clássicas, tirando a Laini que eu já ouvi falarem muuuito, e que quero ler a série dela também! Adorei conhecer esses autores.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Tudo sim, obrigada.
      Na verdade, os únicos autores clássico dessa lista são o Shakespeare, o Dostoievski e, talvez, o Doyle. Os demais são contemporâneos, e eles são autores incríveis.

      Excluir
  2. Ahhhh, sinto-me com imensos furos literários quando conheço apenas três dos autores que você citou. Sou fã da literatura policial de Conan Doyle (apesar de preferir a mestre Agatha Christe), vale MUITO ler mais dele. Shakespeare e Huxley nem se fala né, mestres do mundo.

    Samuka
    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nada da Agatha Criste /shame
      Não sou muito fã de literatura policial. O único autor desse gênero que me conquistou foi o Conan Doyle, porque não tem como não adorar o Sherlock com o seu jeitinho estranho e calculista de ser.

      Excluir
  3. oii, tudo bem?
    O tema da semana foi super legal. Não conheço todos os autores que você citou, e outros eu conheço, mas não li.
    Destes só li o Doyle, Sherlock, é claro, rs, e Shakespeare, que amo de paixão!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram