Feminismo para que?

18:22

Eis que resolvi assumir a minha posição feminista.

(source: The Daily Feminist)
Estive relutante, admito, em escrever sobre um assunto tão delicado. Basta começar a se pensar sobre feminismo que, imediatamente, brotam do chão, direto do Paraíso da Sociedade Patriarcal, pelo menos cinco homens com opiniões muito fortes - e absurdas - gritando a plenos pulmões que isso é só frescura besta de mulher, que, na hora de pegar no pesado ou pagar a conta daquele jantarzinho, nenhuma quer se voluntariar para ajudar. Realmente, queridos, feminismo para que?

(source: Pensamento Feminista)
Para começar, é preciso definir o que é essa coisa que chamamos de feminismo? Não, não é só uma modinha nem coisa de mulher de chata e sapatão. Feminismo é a luta pela igualdade de direitos e de deveres (é importante ressaltar isso, já que muitos se esquecem dessa parte) entre homens e mulheres. Como o feminismo é uma corrente ideológica, esta é somente a base, dentro do movimento existe diversas formas de feminismo, o que significa que existe mais de uma maneira de compreender, de definir e de atuar dentro do movimento. Outro detalhe, você não precisa estar participando efetivamente de um grupo feminista para ser feminista e ajudar a desconstruir o machismo e as demais formas de preconceito que oprimem mulheres, negros, deficientes, homossexuais, transsexuais, assexuais, moradores da periferia e do campo etc.

Feministas não apoiam somente direitos para mulheres.

Feministas são a favor do direito à qualidade de vida a todos!

E por que, então, não chamar "esse negócio" de Humanismo?  

É necessário, para mim, ter uma postura combativa em frente ao que a sociedade em que vivo aceita como "Postura Correta". É preciso chamar a ideia e o movimento de Feminista porque há, infelizmente, o machismo, e ele é prática e repercutido nas mídias, nos meios familiares e escolares, porque os direitos das mulheres foram ignorados por séculos, porque até hoje se nega que a mulher possa e deva, sim, sentir prazer com o seu corpo. E há ainda tantos problemas... Se eu for começar a citar, esse texto ficará muito longo e ninguém vai se dar o trabalho de ler. Afinal, deve ser mais uma birra de mulher que não sabe onde é o lugar dela.
(source: The Daily Feminist)
Também não precisa ser mulher para ser pró-feminismo! 

O feminismo também quer lutar contra os esterótipos do homem-macho - sabe, aquela coisa sobre "homem que é homem não chora", "se cuidar é coisa de mulherzinha", "homem tem mais é que pegar geral", "usar rosa é coisa de viado"... Se você é homem e não se sente confortável, por que não abraçar a nossa causa? Ao invés de reproduzir os velhos valores, crie uma nova postura diante disso.

O objetivo desse texto é dizer que, diante da realidade em que vivo, não me sinto confortável ao ignorar a necessidade do feminismo e que vou assumir uma postura em relação a isso. Não posso mudar o mundo, claro, mas posso ajudar algumas pessoas a se fortalecerem, a criarem a mesma coragem de chegar e defender o seu ideal, apesar do preconceito e da opressão que sofrem. Irei, a partir de hoje, usar o meu blog como espaço para falar sobre feminismo, e quem não gostar... Dois beijos!

Pretendo escrever, ao menos, um texto com este tema, por mês. Espero que vocês realmente gostem e se sintam motivados/motivadas a fazerem o mesmo ou, pelo menos, se tornarem um pouco mais feministas. O mundo está precisando!

Se você é blogueira literária e também feminista, participe! Pode chegar com ideias legais de postagens coletivas sobre Literatura+Feminismo! Acho que seria maravilhoso!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi, Isabelle!
    Muito legal a sua iniciativa. Acho importante as mulheres se manisfestarem sobre o assunto e defenderem o feminismo, serve de inspiração para outras. Confesso que infelizmente pra algumas coisas eu sou muito machista ainda, e textos assim me lembram que preciso repensar minha opinião sobre certar coisas.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Obrigada de coração pelo comentário sincero!
      Muitas mulheres ainda continuam a perpetuar pensamentos machistas qie buscam diminuir ou anular o poder de decisão da mulher sobre o seu corpo, as suas escolhas, a sua sexualidade, o seu comportamento etc. Por isso, é importante discutir sobre o tema.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiee

    Tema bem difícil de se discutir ainda mais aqui no Brasil que na minha opinião já é uma país machista, eu tento sempre defender esta causa mas isso já deu inúmeras brigas inclusive lá em casa começando pelo meu marido é bem complicado mas gostei da idéia rsrs

    Você comentou no meu blog que estava lendo a trilogia 1Q84 e digo para você que os dois os primeiros livros eu adorei mas o último o autor viajou na maionese e não achei nada parecido com o 1984 rsrs espero que a leitura para você seja melhor e me conte depois o que achou rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Instagram