Depois de 29 semanas, a minha pilha de livros soma, exatamente, 34 livros, sem contar os mangás que li, o que significa que estou, pela primeira nesses longos dezoito anos de vida, conseguindo cumprir uma meta de leitura. Algum dia tinha que dar certo, né?!
Só faltam mais dezoito livros (Coincidência!? Acho que não) para que eu consiga concluir o desafio. Por isso, decidi fazer uma retrospectiva dessas 29 semanas. Abaixo listarei os livros que já li com breves comentários, apenas para deixar registrado.
(+Leia a segunda parte aqui)
1. Poema malditos, gozosos e devotos - Hilda Hilst (no Skoob)
É um dos livros de poesia que a Hilda Hist escreveu antes de jogar tudo pro ar e decidir que só iria escrever putaria, como falam por aÃ.
Nesse livro, contém poemas acerca da busca do ser humano para encontrar o sentido da sua existência. Ele foi o meu primeiro contado com a escritora, e eu já me apaixonei. Ela tem uma forma singular de explicar como o sentido da sobrevivência do ser humano são os seus desejos, como ele só se completa no momento do êxtase no sexo com uma sensibilidade que contrasta com a densa temática da qual ela está tratando.
2. Herdeiro Guerreiro - Cinda Williams Chima (no Skoob)
A proposta de Herdeiro Guerreiro é trazer as batalhas e o misticismo medievais para o tempo moderno. Eu tinha comprado esse livro há uns três anos, e não me lembrava desse detalhe, então peguei o livro, no começo desse ano, pensando que iria ler um Romance Medieval. Não foi isso o que eu encontrei no livro, por isso eu já comecei desanimada e irritada, o que acabou afetando a leitura e a minha opinião.
Achei a primeira metade do livro chata e cansativa, a segunda metade é um pouco melhor. Porém, nenhum personagem realmente me cativou, que eu me lembre, e o enredo em si é muito óbvio. Você mal começa a ler o livro e já sabe exatamente o que vai acontecer e, pior, como vai terminar.
O único motivo que me convenceu a continuar com a série foi a lembrança do prólogo. Gente, aquele prólogo é incrÃvel! Faz você parar e pensar "Esse livro vai ser foda".
O problema é quando você vai todo desesperado virar a página e encontra um garoto indo para a escola, nos tempos atuais. Aà é broxante.
3. Belo Desastre - Jamie Mcguire (no Skoob)
Esse livro é uma ode ao machismo.
Admito que eu estava gostando do começo, que estava simpatizando com o Maddox, mas, quando chega ali perto do meio, não dá para engolir muito menos aceitar ou torcer pela relação da Abby com ele. Nós temos é que torcer para que ela acorde para a vida e perceba que ela está em um relacionamento altamente abusivo. Ele a trata como se ela fosse uma criança incapaz de pensar ou de agir por conta própria. As cenas de ciúme dele, definitivamente, não são fofas! Achar qualquer coisa nesse livro fofo é um desrespeito a milhares de mulheres que sofrem coesão e abusos fÃsicos, na vida real, por causa de homens como ele. Eu fico muito preocupada quando vejo meninas morrendo de amores por ele, achando que ele e que o Christian Gray são modelos de homens perfeitos. Garota, pelo amor que você tem a si mesma e à sua mãe, pare, apenas pare!
Mesmo que o livro fosse bom de verdade, somente o fato de se tratar de uma história que tenta nos convencer de que o Maddox é bacana, gentil e carinhoso e que, por amar a protagonista, ele merece ter os seu feliz para todo o sempre com ela é o bastante para que eu tenha o direito de o considerar o pior livro que já li.
4. City of Lost Souls - Cassandra Clare (no Skoob)
5. Clockwork Angel - Cassandra Clare (no Skoob)
(Em português: Anjo Mecânico #1 da trilogia As Peças Infernais)
Um fato: Esse livro foi muito bom.
Só faltam mais dezoito livros (Coincidência!? Acho que não) para que eu consiga concluir o desafio. Por isso, decidi fazer uma retrospectiva dessas 29 semanas. Abaixo listarei os livros que já li com breves comentários, apenas para deixar registrado.
(+Leia a segunda parte aqui)
1. Poema malditos, gozosos e devotos - Hilda Hilst (no Skoob)
É um dos livros de poesia que a Hilda Hist escreveu antes de jogar tudo pro ar e decidir que só iria escrever putaria, como falam por aÃ.
Nesse livro, contém poemas acerca da busca do ser humano para encontrar o sentido da sua existência. Ele foi o meu primeiro contado com a escritora, e eu já me apaixonei. Ela tem uma forma singular de explicar como o sentido da sobrevivência do ser humano são os seus desejos, como ele só se completa no momento do êxtase no sexo com uma sensibilidade que contrasta com a densa temática da qual ela está tratando.
2. Herdeiro Guerreiro - Cinda Williams Chima (no Skoob)
A proposta de Herdeiro Guerreiro é trazer as batalhas e o misticismo medievais para o tempo moderno. Eu tinha comprado esse livro há uns três anos, e não me lembrava desse detalhe, então peguei o livro, no começo desse ano, pensando que iria ler um Romance Medieval. Não foi isso o que eu encontrei no livro, por isso eu já comecei desanimada e irritada, o que acabou afetando a leitura e a minha opinião.
Achei a primeira metade do livro chata e cansativa, a segunda metade é um pouco melhor. Porém, nenhum personagem realmente me cativou, que eu me lembre, e o enredo em si é muito óbvio. Você mal começa a ler o livro e já sabe exatamente o que vai acontecer e, pior, como vai terminar.
O único motivo que me convenceu a continuar com a série foi a lembrança do prólogo. Gente, aquele prólogo é incrÃvel! Faz você parar e pensar "Esse livro vai ser foda".
O problema é quando você vai todo desesperado virar a página e encontra um garoto indo para a escola, nos tempos atuais. Aà é broxante.
3. Belo Desastre - Jamie Mcguire (no Skoob)
Esse livro é uma ode ao machismo.
Admito que eu estava gostando do começo, que estava simpatizando com o Maddox, mas, quando chega ali perto do meio, não dá para engolir muito menos aceitar ou torcer pela relação da Abby com ele. Nós temos é que torcer para que ela acorde para a vida e perceba que ela está em um relacionamento altamente abusivo. Ele a trata como se ela fosse uma criança incapaz de pensar ou de agir por conta própria. As cenas de ciúme dele, definitivamente, não são fofas! Achar qualquer coisa nesse livro fofo é um desrespeito a milhares de mulheres que sofrem coesão e abusos fÃsicos, na vida real, por causa de homens como ele. Eu fico muito preocupada quando vejo meninas morrendo de amores por ele, achando que ele e que o Christian Gray são modelos de homens perfeitos. Garota, pelo amor que você tem a si mesma e à sua mãe, pare, apenas pare!
Mesmo que o livro fosse bom de verdade, somente o fato de se tratar de uma história que tenta nos convencer de que o Maddox é bacana, gentil e carinhoso e que, por amar a protagonista, ele merece ter os seu feliz para todo o sempre com ela é o bastante para que eu tenha o direito de o considerar o pior livro que já li.
4. City of Lost Souls - Cassandra Clare (no Skoob)
(Em português: Cidade das Almas Perdidas #5 da saga Os Instrumentos Mortais)
Talvez tenha sido só eu, mas... Fiquei com a sensação de que essa segunda trilogia da saga de The Mortal Instruments é uma tentativa da Cassandra de concertar a história. Antes me jogarem pedras, deixem-me explicar! Eu também sou fã de tudo o que a Cassandra escreve, mas, sinceramente, nós precisamos admitir que City of Glass poderia ter sido melhor, na verdade, toda a primeira parte da saga poderia ter sido melhor se ela tivesse introduzido o Sebastian antes. Afinal, o Sebastian/Jonathan é o grande vilão dessa história. E eu acho que ela também percebeu o potencial dele e resolveu criar a segunda parte da saga. Não que eu ache isso ruim, adora ambas as partes, mas acho que poderia ter sido planejada de uma forma a evitar essa divisão, além do desgaste que alguns personagens sofreram.
Talvez tenha sido só eu, mas... Fiquei com a sensação de que essa segunda trilogia da saga de The Mortal Instruments é uma tentativa da Cassandra de concertar a história. Antes me jogarem pedras, deixem-me explicar! Eu também sou fã de tudo o que a Cassandra escreve, mas, sinceramente, nós precisamos admitir que City of Glass poderia ter sido melhor, na verdade, toda a primeira parte da saga poderia ter sido melhor se ela tivesse introduzido o Sebastian antes. Afinal, o Sebastian/Jonathan é o grande vilão dessa história. E eu acho que ela também percebeu o potencial dele e resolveu criar a segunda parte da saga. Não que eu ache isso ruim, adora ambas as partes, mas acho que poderia ter sido planejada de uma forma a evitar essa divisão, além do desgaste que alguns personagens sofreram.
Apesar disso, adorei o livro, ele é o meu preferido de toda a saga, porque nós finalmente conhecemos o Sebastian/Jonathan (chame como quiser). O que eu mais gostei é que, em City of Lost Souls, a autora faz um jogo de manipulação tanto com a Clare quanto com o leito de forma que é nós acabamos por simpatizar e compreender o Sebastian, até mesmo sentimos pena dele, torcemos para que ele realmente encontre o seu caminho e vire uma pessoa boa, nós realmente somos levados a acreditar que ele é capaz de ser bom. Quando o livro se encaminha para o final, começam a acontecer cenas que nos revoltam e que nos surpreendem. É uma experiência incrÃvel!
Sem falar que adoro o fato de o Sebastian não ser apaixonado pela Clare, mas obcecado por ela.
5. Clockwork Angel - Cassandra Clare (no Skoob)
(Em português: Anjo Mecânico #1 da trilogia As Peças Infernais)
Um fato: Esse livro foi muito bom.





