Possíveis temas da redação do ENEM 2013

22:01

   Em um ano tão intenso quanto este, é difícil prever o que será e o que deixará de ser tema de um dos vestibulares mais aguardados - e temidos - do ano. Porém, estou apostando que a prova deste ano trará um tema desafiador e inesperado à redação, igualmente como ocorreu ano passado. A maioria dos sites em que busco temas para escrever, por outro lado, parecem todos afirmar temas de praxe, que já estão na boca do povo e na memória do vestibulando, por isso resolvi fazer uma lista de possíveis temas englobando tanto as apostas recorrentes quantos as de popularidade inferior.

  • A questão indígena
Enquanto as ruas eram tomadas por jovens afoitos por mudanças políticas e sociais, os nativos da terra travavam as suas velhas disputas por reconhecimento e respeito ante ao Governo Federal e aos agropecuaristas. A questão, atualmente, é a possível aprovação da PEC 215, que retirará da FUNAI a responsabilidade de demarcar as áreas ao repassar tal ação ao Parlamento e, consequentemente, aos interesses da bancada ruralista. Ademais, caso aprovada, a PEC possibilitará a revisão das terras já demarcadas.

Também é interessante, dentro desse tema, avaliar as diferenças existentes nos caminhos em que os povos nativos ameríndios tomaram. Se no Brasil eles aparentam ser ativos e politizados; nos EUA, são mais conhecidos por polêmicas acerca da alta taxa de alcoolismo e de consumo de drogas. Após uma rápida pesquisa no Google, porém, descobre-se que as causas e as consequências entre a realidade de ambos é mais semelhante do que se pensava.

  • A participação do jovem na construção de uma sociedade mais justa
Inspirem-se nas grandiosas Passeatas de Junho. Mesclando um pouco de cultura e de História, seria interessante lembrar dos acontecimentos de Maio de 1968, assim como a participação jovem na Ditadura Militar, na Primavera de Praga e na Primavera Árabe.

  • O Esporte como ferramenta de inclusão social
Esse é um tema que eu vi no site Terra e achei bem interessante, afinal, a Copa do Mundo será próximo ano e, após ela, as Olimpíadas serão fonte de novas revoltas, de novos escândalos e de novas insipientes. Nessa fase em que o Brasil passa a sediar grandes eventos, seria apropriado refletir sobre a importância do Esporte em nosso país, sobre a exaltação, muitas vezes alienadora, do Futebol e sobre a escassez de investimentos em uma pauta mais diversificada de modalidades esportivas.

  • Precaridade da saúde pública, da educação pública, do transporte público...
Preciso comentar?

  • Desenvolvimento sustentável
O fantasma da ECO+20 continua semi-vivo, pairando quase esquecido no ar. A reunião da ONU ocorrida em 2012 estancou nos mesmos dilemas que caminham em conjunto a todas as cúpulas voltadas ao tema de sustentabilidade mundial. Os países em desenvolvimento alegam que precisam fortalecer suas economias e jogam a maior parte do dever aos países desenvolvidos; os países desenvolvidos, por sua vez, alegam, agora, que precisam superar a crise (isso quando não afirmar que o aquecimento global é bobagem sensacionalista) e impedem o desenvolvimento de uma regulamentação mundial realmente comprometida com a sustentabilidade do planeta.

Além disso, há no presente uma desconfortável dicotomia: de um lado Japão e Alemanha criam projetos para o fim da energia nuclear em seus territórios, de outro lado a inundação de largas faixas de terra na Amazônia brasileira parece cada dia mais real, assim como agravantes da exploração do gás de xisto nos Estados Unidos.

  • O desafio da mobilidade urbana
Será que alargar avenidas e construir mais túneis e mais viadutos e mais ruas é a solução?
Nesse caso, é interessante desenvolver esse tema a partir da polêmica da construção de um viaduto sobre o Parque do Cocó, lugar que deveria ser reserva ambiental de Fortaleza.

  • A tecnologia e a educação
Várias universidades brasileiras anunciaram a expansão de cursos oferecidos à distância, cada vez um número maior de escolas aposta em aulas interativas e em trabalhos escolares feitos totalmente online (confecção de vídeos, de blogs, até mesmo de um tumblr); em meio a tanta inovação no mundo contemporâneo, os novos profissionais da educação estão determinados a revolucionar o ensino brasileiro, a possibilitar o acesso de pessoas interessadas a um educação de qualidade e a promover maior contato entre o universo estudantil e a sociedade  .

  • Maioridade Penal
Reflita com muito cuidado antes de escrever: Um adolescente aos dezesseis anos já é consciente o bastante para ser responsabilizado por atos hediondos, mas não é consciente o suficiente para comprar cigarros e bebidas alcoólicas nem para possuir uma carteira de motorista?
Menos hipocrisia mal disfarçada, por favor!

  • Regulamentação do trabalho das domésticas
Por um lado, elas ganharam direitos e certa estabilidade no trabalho; por outro, cresceu o número de diaristas.

  • A falsa Igualdade
Em pleno século XXI, após uma série de descobertas e de avanços em áreas da Ciência, da Sociologia, da Psicologia e do Direito, a sociedade continua a ser palco de crescentes ataques de preconceito. Na Europa, a crise de 2008 acarretou o fortalecimento de Partidos Nazistas (você não está lendo errado, eles não apenas existem, como ocupam espaço relevante nos órgãos estatais). Na Rússia, o presidente descaradamente aprovou leis anti-gay que permitem que qualquer pessoa, seja um russo ou um estrangeiro, seja preso caso promova "propaganda em prol de homossexualismo". No Oriente Médio, as mulheres são duramente repreendidas e abusadas por religiosos extremistas todos os dias, todas as horas. Em dezenas de países pobres, milhares de homens, de mulheres e de crianças são exploradas por megacorporações, que, direta ou indiretamente, incentivam conflitos e o surgimento de grupos armados que continuem a nutrir o desespero na população. Pessoas pobres em grandes cidades parecem usar capas de invisibilidade, além de serem consideradas, diversas vezes, criminosas, bêbadas e desocupadas. Não diz a burguesia, aliás, que o Bolsa Família é para alimentar pobre preguiçoso e alavancar votos para o PT?

Será a Igualdade, ou melhor, a Equidade de direitos e de deveres apenas um sonho sepultado ao lado da Revolução Francesa?

  • O Estado laico
Ou a farsa do Estado laico.

  • A Justiça antes da alegria popular
Com a aprovação dos embargos infringentes do caso Mensalão, a população em geral pareceu estar extremamente inconformada e descrente do discernimento ético do STF. Houve até ameaça de jogar milhares de pizza na sede do tribunal! Contudo, boa parte da população ainda é capaz de pensar por conta própria. Os embargos, goste ou não, são um dos direitos do cidadão, principalmente quando julgado de forma arbitrária, sem qualquer prova legítima (caso do Mensalão).



Esse acontecimento abre espaço para temas acerca da ética política e da igualdade de direitos civis, assim como temas acerca da corrupção e da tão aguardada reforma política.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram